Conheça os segredos e motivações da modelo para aproveitar as festividades sem alterações na balança

O fim de ano chegou e com ele as muitas festividades da época. Tempo de confraternização, festa, harmonia, e claro, muita comilança. A ceia de Natal, por exemplo, representa, para a maioria das pessoas, uma boa desculpa para fugir da dieta. Contudo, para aqueles que não desejam ganhar uns “quilinhos a mais” de presente, a fisiculturista e modelo mineira, Val Almeida, conta como faz para ficar em alerta durante as festanças e conseguir comer as delícias sem exageros, arrependimentos ou culpas.

“Eu não aconselho ninguém a ficar se restringindo demais. Final de ano é a época das confraternizações, das férias, de reunir os amigos e família, e não tem como negar que esses encontros sempre acontecem regado de muita comida boa, né? Porém, eu concordo que o que não queremos é jogar todo o esforço de horas na academia e de disciplina alimentar do ano inteiro a perder. Por isso, o meu segredo que eu conto, sem problemas, é a moderação”, explica Val Almeida, que mesmo em períodos considerados “offs” de sua preparação física, mantém a alimentação balanceada e os treinos diários.

Manter a dieta à risca durante as festas ou evitar a compulsão alimentar é uma tarefa bastante difícil para alguns, mas Val Almeida garante que dá sim para comer bem sem se preocupar com a balança. “Eu vou contar para vocês duas coisas que eu aprendi, que funcionam muito bem comigo e que aconselho todos a fazerem, principalmente nessa época de muitas festas. Uma é começar a fazer as refeições sempre pelas saladas. Isso ajuda muito a diminuir a probabilidade de ingestão de alimentos mais calóricos, porque saciamos mais rápido. E a outra é, consumir mais os alimentos antioxidantes como frutas, verduras, cereais integrais, chá-verde, enfim, são alguns exemplos, que auxiliam o fígado no processo de eliminação de substâncias tóxicas do organismo, o famoso “detox”. Porque isso, com certeza, ajudará bastante a amenizar os efeitos da comilança de final de ano”, conta a atleta, que deixa claro ela está apenas repassando algumas dicas, mas que é muito importante ter um acompanhamento nutricional profissional.

A fisiculturista chama atenção ainda para a importância do consumo de água para hidratação e equilíbrio do corpo, e o contrário para as bebidas alcoólicas, que além de calóricas, podem trazer sensações indesejáveis ao corpo, como o inchaço, quando consumidas em excesso. E por fim, a dica fundamental que Val Almeida deixa, como atleta, é a valorização do sono. “Eu sempre costumo dizer que essa é a dica de ouro para tudo. Dormir bem, sempre, não deixar se descuidar, nunca, das horas corretas de sono, pois ele é de extrema importância não só para repor as

energias e deixar nosso corpo preparado, mas também como aliado fundamental no processo de emagrecimento”, finalizou a atleta.

Para Val Almeida, além de colocar em prática todas as dicas, mesmo no período de férias, é importante manter os treinos diários e dieta regrada, ainda que diferentes do momento de sua preparação física. O corpo da atleta já está acostumado com a rotina, e mantê-la em trabalho acaba se tornando parte do processo, pois assim o corpo sofrerá menos alterações.

“Não tem como eu negar que vez ou outra eu sinto vontade sim, de comer algumas bobeiras que fogem da minha dieta. Mas uma coisa muito importante que eu fui adquirindo com o tempo e hoje eu tenho maturidade para afirmar que tenho é consciência corporal. Eu conheço os limites, reações e resultados do meu corpo. E sei que não adianta eu me enganar um dia para saciar o prazer momentâneo de alguma comida, sabendo os resultados que ela me trata mais para frente. Tudo é um reflexo, não tem como escapar. O nosso corpo é fruto principalmente da alimentação e das atividades físicas que pratica. Então é por isso que eu preso tanto pela disciplina”, explica Val Almeida.   

A atleta conta também que o verão é o estimulo usado por ela para conseguir evitar os exageros de final de ano. A estação vem logo em seguida, e um corpo perfeito dentro de um biquíni é mais gratificante para a atleta do que qualquer guloseima.

Sobre Val Almeida

Com cerca de 2 anos de carreira, Val Almeida vem conquistando importantes marcas do fisiculturismo regional e nacional, quebrando paradigmas na modalidade e mostrando que é possível uma mulher se dedicar à prática fisiculturista e ainda manter a feminilidade. Ela compete na categoria Wellness, que tem como critério a apresentação de um físico voluptuoso, com boa simetria e definição, sem tirar o formato feminino natural do corpo

Em 2016, no Campeonato Mineiro de Estreantes, ela conquistou a premiação máxima. Posteriormente se classificou em 3º lugar no Campeonato Mineiro, e o 7º lugar no Brasileiro. Em 2017, ela foi campeã da Copa Body Classic e conquistou o 3º lugar no Mineiro e o 7º no Brasileiro.

O foco de Val Almeida agora é a preparação para as competições de 2018, Arnold Classic South America e o Mr. Olympia – Amateur South America. A expectativa é reformular o cardápio de alimentação e lista de atividades da atleta para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento, físico e mental, gerando mais confiança e determinação para alcançar o lugar mais alto do pódio.


comentários