A toxina botulínica, como o próprio nome diz, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ela é usada para paralisar os músculos causadores das linhas de expressão. Confira abaixo o bate papo com como Naiannne M. P. Calixto, dentista e gestora da “Essence Odontologia” sobre a toxina butolínica.

Para que é usada a toxina botulínica?

Com ela fazemos um tratamento revolucionário. Ela é produzida pela bactéria Clostridium botulinum, são sete formas distintas de neurotoxina, que vão desde o tipo A a G, a que usamos na odontologia é o tipo A, “Botox” é o nome comercial da toxina botulílinca do tipo A primeiramente aprovada para uso cosmético e terapêutico, sendo o mais amplamente divulgado e acaba sendo muitas vezes aplicado como sinônimo do procedimento.

 


Quais são as indicações da aplicação?

A toxina para estética é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto que se formaram pelo tempo de vida ou até mesmo para prevenção das mesmas. Podemos aplicar nas rugas da testa, da glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, nos pés de galinha, rugas que se formam na lateral dos olhos. Já para o uso terapêutico, podemos aplicar nos músculos temporais (acima das orelhas) e masseteres ( nas laterais das mandíbulas), onde pacientes podem rangedores (bruxismo) e tendo esse excessivo apertamento diminuímos com a ação da toxina

O que são sinais de expressão ou linhas de expressão?

São respostas e resultados da movimentação muscular que com o tempo vão definindo com profundidade ou até mesmo a resposta de reações de expressões faciais de cada pessoa,  e causando evidências na face.

O efeito é imediato? Qual o tempo de duração?

Começamos a ver eficiência a partir do terceiro dia, e finalizando o  seu ápice em 15 dias, então podemos fazer uma reavaliação com o paciente para retocar em alguma diferença necessária. O tempo de duração depende da quantidade de toxina que foi aplicada, da forma ou técnica de aplicação e da resposta individual de cada paciente, rotinas hábitos. E as estatísticas apontam para uma média entre quatro e seis meses de durabilidade. Eu sempre recomendo duas vezes ao ano fazer essas aplicações.

Vou sentir dor durante a aplicação?

É bem comum as pacientes quando em consulta terem esse receio, mas tento acalma-lãs e dizer a elas que é muito tranquilo. Apenas o incômodo da agulha as pacientes sentem, as picadas delas, e é super controlado e a maioria dos pacientes dizem que é suportável. Geralmente eu uso nas minhas pacientes mais sensíveis um creme tópico anestésico que pode aliviar sobre a pele antes das injeções.

Quando posso repetir a aplicação?

Assim que o efeito da aplicação anterior estiver finalizado, saberemos quando os músculos estiverem fazendo sua movimentação normal. Sempre oriento a elas observarem a movimentação dos movimentos musculares e presença de rugas.

Depois de fazer a aplicação, terei que repetir sempre?

Não, obrigatoriamente, mas é importante sempre que puder refazer a aplicação para ter o melhores resultados e fazendo assim com que os rugas não estejam evidentes.

Quando não posso realizar a aplicação?

A toxina é igual assim como todo medicamento, contraindicada para pessoas que possuem alergia a qualquer componente de sua formula. Grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.

– Victória Farias


comentários