Foto: Natália Costa, diretora e psicóloga do CENSA Betim, instituição que é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual. Crédito: Elvis de Paula

No CENSA Betim, instituição que está com 55 anos de história, o trabalho com cuidados às pessoas com deficiência é total e exclusivo

Conscientizar a população sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural. Esses são alguns dos objetivos do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data criada no dia 3 de dezembro do ano de 1992 através da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), e que é lembrada por órgãos e instituições importantes, como o CENSA Betim (Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG). A entidade que tem 55 anos de história, é umas das maiores referências quando o assunto é cuidado às pessoas com deficiência intelectual e pelo trabalho desempenhado, o local vem se destacando cada vez mais no país.

De acordo com Natália Costa, diretora do CENSA, falar sobre o tema que atinge, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial, é sempre relevante, até porque, o CENSA tem uma história muito forte com os cuidados às pessoas com deficiência. “Nesses 55 anos, mais de dois mil alunos com deficiência intelectual já passaram por aqui, o que ajudou não só as famílias dos educandos, estimulando a inclusão e a educação, como também na formação de mão de obra especializada”, completa.

Segundo Natália Costa, o local, que conta com cerca de 100 educandos atualmente, possui uma equipe de profissionais da área da saúde e educação que somam esforços para criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a inclusão desses indivíduos. “Sinto-me privilegiada em poder servir com afinco e alegria as pessoas que precisam do nosso atendimento no CENSA Betim. Para nossa equipe é uma alegria sermos uma referência nacional no atendimento transdisciplinar da pessoa com deficiência intelectual na idade adulta. Servi-los é uma enorme alegria”, completa a diretora e psicóloga do CENSA Betim.

Para dar todo o atendimento necessário e especial, o local oferece três diferentes modalidades de atendimento para o público. A convivência-dia, que acontece de segunda à sexta, de 08h às 17h; o atendimento Integral, com funcionamento 24 horas que engloba hospedagem por tempo indeterminado; e a hospedagem periódica, que é especificamente para os planos de finais de semana, férias ou de acordo com as necessidades de cada família.

CENSA
O CENSA foi fundado no ano de 1964 pela educadora Ester Assumpção, mulher à frente de seu tempo, que trabalhou com Helena Antipoff no Instituto Pestalozzi. Dona Ester, como era carinhosamente chamada, acolhia em seu próprio lar crianças com deficiência cujas famílias não podiam fixar residência em Belo Horizonte. Assim nasceu o CENSA, de um sonho, um ideal de uma educadora, cujo desejo de cuidar e amparar crianças com deficiência e suas famílias era genuíno e se materializou em quatro instituições por ela fundadas: CENSA, APEX, Instituto Ester Assumpção e Clínica São José.

Serviço
CENSA Betim – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção
Endereço: BR-381, 494 – Jardim Petrópolis, Betim – MG
Telefone: (31) 3529-3500
E-mail: contato@censabetim.com.br


comentários