Aumento nas temperaturas e até hábitos alimentares podem influenciar a saúde das pernas e sistema circulatório, entenda

Já reparou que nos últimos meses do ano, as dores, o cansaço nas pernas e as varizes parecem aumentar? Na realidade, isso não é uma simples coincidência. Para muitas pessoas, essa época pode ser um pouco mais preocupante neste quesito.

Guilherme Jonas, angiologista, explica que apesar das varizes e outras doenças relacionadas ao sistema circulatório aparecerem em qualquer época do ano – algo que exige sempre cuidados constantes – é nos meses mais quentes que elas podem dar a sensação de intensificar. “Temos alguns fatores relacionados a isso. O que acontece é que no fim de ano ocorrem algumas combinações que afetam a saúde vascular. Entre elas, as altas temperaturas fazem as veias se dilatarem, algo que dificulta o transporte de sangue pelo corpo”, esclarece.

Além disso, o período típico em que começam as férias e a preparação para as festas de fim de ano podem influenciar. “Às vezes, o indivíduo pode passar mais tempo sentado ou fazer menos exercícios devido às folgas ou férias. E nesse período a alimentação também pode ficar desregrada e exagerar no consumo de doces e gorduras prejudiciais a circulação sanguínea. Todo esse combo reflete na saúde geral do organismo”, acrescenta.

Guilherme também cita o fator estético que pode entrar mais em evidência. “No caso das varizes, elas não causam apenas um risco a saúde física. Elas também são um incômodo estético que podem ser realçados em épocas mais quentes, principalmente para quem frequenta praias ou clubes e usa roupas mais leves que mostram a região”, diz.

Portanto, a melhor forma de evitar esses reflexos é redobrando a atenção e cuidados do resto do ano. “Exercício físico e alimentação balanceada é a melhor saída. Qualquer atividade física que estimule o sistema circulatório é o ideal”, ressalta.

Além disso, o angiologista alerta sobre a importância de procurar um especialista durante o surgimento de qualquer sintoma para evitar a evolução do quadro e iniciar o tratamento mais adequado ao paciente.

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.


comentários