Com a chegada do inverno e durante a quarentena, produto essencial para a saúde da pele pode ficar esquecido

Muita gente sabe que o protetor solar é o principal aliado para proteger a pele contra a exposição direta ao sol. Porém, o que poucos sabem é que esse cuidado também deve ser mantido durante o inverno e, principalmente, dentro de casa.

De acordo com o dermatologista Fábio Gontijo, a exposição aos raios solares não é o único risco para a saúde da pele. “Em casa também estamos expostos a diversos tipos de radiação que são liberadas através de aparelhos eletrônicos, como TVs, tela do computador e objetos do gênero. Além disso, luzes artificiais como leds e fluorescentes utilizadas na iluminação do ambiente também podem causar danos, caso a pele fique exposta por muito tempo”, explica.

Fábio acrescenta que tal radiação pode ser responsável pelo envelhecimento precoce, manchas, além de outros males para a derme. “Porém, não é necessário entrar em pânico. A radiação dentro de casa não é tão forte quanto os raios solares em contato direto com a pele. Mas em longo prazo podem surgir danos. Portanto, o ideal é manter os cuidados para que qualquer risco seja evitado ao longo dos anos”, comenta.

Ou seja, a melhor forma de continuar se cuidando, é investir na proteção mesmo em ambientes fechados. “Dentro de casa não é necessário utilizar um fator tão forte como nas ruas, durante o dia, com o sol forte. Mas o produto deve ser utilizado com frequência e da maneira correta, por toda a extensão da pele”, diz.

O dermatologista indica que a melhor opção é procurar um profissional para analisar o seu tipo de pele e indicar o produto mais adequado para cada ambiente. “Cada faixa etária, pele e organismo possuem necessidades específicas. Uma pele com acne, por exemplo, deve utilizar um produto diferente de quem sofre apenas com ressecamento excessivo, por exemplo. Então, lembre-se de sempre buscar o seu médico para manter a saúde e evitar que a pele seja prejudicada ainda mais”, conclui.

Fonte: Fábio Gontijo, Médico Dermatologista, formado pela UFMG em 2009, Dermatologista Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD), Especialista em Oncodermatologia pelo Hospital Albert Einstein, com MBA em Gestão em Saúde pela FGV.

Contato: www.fabiogontijo.com.br ou @dr.fabio.gontijo no Insta


atualizado em 29/06/2020 - 18:29

comentários