A valorização do metro quadrado das cidades portuguesas tem chamado atenção de compradores brasileiros e a RE/MAX, com unidades atuantes no mercado imobiliário europeu, facilita as negociações entre Brasil e Portugal

O mercado imobiliário português tem chamado cada vez mais a atenção de potenciais investidores brasileiros. Com a atual situação da economia nacional, a compra de imóveis por brasileiros do outro lado do Atlântico disparou, levando o Brasil ao primeiro lugar entre os países de fora da União Europeia em volume de investimento nesse setor em Portugal.

De acordo com dados divulgados pela APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, no ano passado, os brasileiros ultrapassaram os chineses no número de imóveis adquiridos em Portugal, ficando atrás apenas dos investidores britânicos e franceses. Oficialmente, os brasileiros são responsáveis por 10% do investimento estrangeiro no setor imobiliário português, enquanto os britânicos somam 19% e os franceses correspondem a 25%.

“Não há dúvida de que os investidores brasileiros estão a encaminhar seus investimentos para Portugal. Nos últimos anos temos percebido um enorme potencial brasileiro para o nosso mercado imobiliário”, afirma Pedro Pote, Diretor da Master Franchising MG e executivo do SIIMGROUP- Grupo português sediado em Lisboa. O aumento desse interesse no país exatamente no momento em que a crise se acentuou no Brasil não é coincidência. Pote explica que por trás dessa tendência estão a estabilidade do euro e o baixo custo de um imóvel em Portugal, em comparação a outros países europeus. Ou seja, além de investirem, essas pessoas ainda protegem o patrimônio da desvalorização do real.

“Existem duas motivações diferentes que têm levado os brasileiros a comprarem em Portugal. A primeira é o investimento puro e simples mesmo, em que o comprador continua a viver no Brasil, mas quer diversificar seu patrimônio e conseguir uma renda no exterior. Em contrapartida, também existem o segundo tipo, que são aqueles que querem deixar o país para viver na Europa”, explica o executivo, que lida diariamente com essa demanda brasileira, já que além de administrar a RE/MAX Capital SIIMGROUP, em Lisboa, é diretor geral da Master Franchising RE/MAX Minas Gerais.

A Master Franchising mineira da maior Franquia Imobiliária do mundo administrada por Pedro Pote pertence ao SIIMGROUP, um grupo de franquias RE/MAX com 5 unidades em Portugal, sendo duas delas com foco diferenciado: Luxo – RE/MAX Collection Chiado e Campo/fazendas – RE/MAX Countryside e mais 13 unidades em Minas Gerais que atendem todo o estado, facilitando assim as pontes de negociações mineiras em Portugal.

Vantagens de investir em Portugal

Portugal guarda encantos e paisagens que atraem milhares de turistas o ano inteiro, incluindo, é claro, muitos brasileiros. Dentro o leque de vantagens que Portugal apresenta, além da proximidade do idioma, alguns aspectos importantes caracterizam o país e o coloca na mira dos investidores. O empresário português, Pedro Pote, explica que o que chama atenção dos brasileiros, além do menor custo de vida, é a valorização do metro quadrado a longo prazo. “Nos últimos três anos, por exemplo, a valorização média do m² em Lisboa foi de 20%, isso é um prato cheio pra quem quer investir e não sabe onde”, afirmou Pedro Pote. Outra vantagem é que, se o investimento for acima de 500 mil euros, automaticamente o investidor garante seu Golden Visa: visto de residência não habitual para estrangeiros.

Especialistas no mercado europeu

O SIIMGROUP, grupo de franquias RE/MAX, somam cinco unidades em Portugal. Três delas, que são a RE/MAX Capital, RE/MAX Lumiar e RE/MAX Miraflores, cuidam das linhas gerais de imóveis, e paralelamente foram desenvolvidas 2 unidades de comercializações exclusivas: a RE/MAX Countryside, voltada a imóveis de campo, grandes áreas, fazendas e reservas, e a RE/MAX Collection, desenvolvida com linguagem diferenciada para atender clientes do segmento de imóveis de luxo.

O SIIMGROUP através do seu braço internacional faz-se presente todos os anos em feiras internacionais do imobiliário que acontecem dentro e fora do continente europeu. Isso permite acompanhar o mercado internacional e dar um melhor aconselhamento aos seus clientes estrangeiros.

Passo a passo de como comprar um imóvel em Portugal

1 –  Junto das Finanças solicitar seu CPF (em Portugal NIF-Numero de Identificação Fiscal).

Nesse primeiro passo, é necessário um representante legal junto das Finanças, considerando que num primeiro momento não vai poder ser considerado residente. Este profissional, normalmente é um advogado ou contador e ele irá cobrar um valor mensal).

2 – Com o NIF em mãos, abrir uma conta bancária em um banco comum).

É necessário apresentar ao banco: NIF, passaporte, comprovante de endereço no Brasil e comprovante da fonte de rendimento no Brasil.

3 – Transferir o dinheiro para Portugal.

Para essa etapa, é recomendável escolher um banco ou casa de câmbio que é especializada em transferir o dinheiro e fazer os necessários registros no Banco Central. Os bancos comuns também cuidam das transferências, mas cobram normalmente valores elevados. Geralmente, quando se trabalha com um especialista, o atendimento é melhor e o custo é inferior. O SIIMGROUP, através da RE/MAX Minas Gerais, pode oferecer a facilidade e comodidade neste tipo de transação, e se necessário for, fornecerão os necessários contatos no momento oportuno.

4 – Escolha do imóvel.

  • É recomendado que o comprador faça uma primeira “viagem de aproximação”, para sentir a cidade, os bairros, o modo como se pode movimentar no seu novo espaço, os custo de vida local, além de conhecer os preços dos imóveis.
  • Depois da primeira “viagem de aproximação”,  um profissional RE/MAX do SIIMGROUP, vai ouvir e entender as necessidades do comprador e depois organizar algumas visitas a imóveis e aconselhá-lo na hora de decidir pela compra.

5 – Fechamento do negócio!

Conheça a RE/MAX

A RE/MAX é a maior marca de franquias imobiliárias em número de transações do mundo, com mais de 7 mil unidades e mais de 112 mil Corretores Associados ao redor do globo. A companhia abriu o seu capital na Bolsa de Nova York (EUA) em setembro de 2012, e vivencia uma excelente fase de franca expansão.

O direcionamento da RE/MAX está presente no lema: “todos ganham”, uma máxima que tem permitido a sua liderança, conquista e reconhecimento do mercado. Com esse conceito, a RE/MAX revolucionou o mercado imobiliário. Este sistema permite recrutar e reter os melhores profissionais do mercado, ter equipes motivadas e produtivas, diminuir a rotatividade dos corretores e prestar o melhor serviço aos clientes.

Mais informações: www.remax.com.br


comentários