Cuidados com o corpo podem aliviar o estresse nesse período

A autoestima sempre foi uma aliada para manter a saúde mental e a qualidade de vida. Durante a quarentena, continuar cuidando da beleza e valorizar o próprio corpo pode ser uma válvula de escape para driblar o estresse de ficar em casa a maior parte do tempo. E, enquanto as clínicas de estética precisam manter as portas fechadas, alguns hábitos caseiros ajudam a manter o corpo desejado até que seja possível recorrer aos tratamentos profissionais queridinhos da atualidade.

Camila Katsuragi, fisioterapeuta dermatofuncional, explica que o primeiro passo para manter a autoestima elevada é exercitar a autoconfiança e aceitação, mesmo em quarentena. “Antes de qualquer outro cuidado, é importante trazer a autoestima de dentro para fora. Caso contrário, nenhum outro cuidado exterior vai trazer o efeito desejado”, diz.

Quanto aos cuidados externos, Camila destaca a alimentação e os exercicíos físicos. “No isolamento muita gente tem esquecido de continuar se movimentando com frequência. Além da retenção de líquido, flacidez e ganho de peso que isso pode causar, a falta de exercícios também prejudica a saúde física e até a saúde mental. Portanto, mantenha esse hábito e busque com um profissional um programa de treinamento que se encaixe na sua rotina e espaço disponível em sua casa”, esclarece.

A especialista acrescenta que uma dieta balanceada e rica em nutrientes e vitaminas auxilia na beleza da pele, na redução de gordura localizada, reduz manchas, acne, dentre outros. “Invista na ingestão de muitas frutas, verduras, legumes, proteínas magras – como frango e peixe grelhado – e muita hidratação com água, sucos naturais e chás”, recomenda.

Além disso, o indicado é manter uma rotina de skin care e cuidados com o cabelo. “Você pode utilizar desde de dermocosméticos indicados por um especialista até receitinhas caseiras, como máscara de abacate para o rosto, sachês de chá de camomila úmidos e gelados para reduzir olheiras, hidratação intensiva com óleo de coco e babosa para os cabelos, dentre outras. Caso tenha alguma dúvida sobre esses ingredientes, procure profissionais que podem te ajudar a distância”, orienta.

Camila ainda acrescenta que esses hábitos são essenciais para adquirir efeitos mais rápidos com tratamentos estéticos após a quarentena. “Se o organismo e a pele já estiverem preparados, é mais fácil realizar os tratamentos. Então, continue se cuidando e se valorizando para manter a autoestima elevada”, indica.

Fonte: Camila Katsuragi, Fisioterapeuta há 17 anos, pela Univap, em SP. Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Gama Filho. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício. Pós-graduanda no Instituto Lair Ribeiro, em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase.


comentários