Indústria gráfica adota medidas sustentáveis para amenizar impactos na natureza 

O setor da indústria gráfica é responsável por cerca de 3% do PIB (Produto Interno Bruto), o que ajuda a movimentar a economia brasileira e na geração de empregos. Além disso, o setor tem aderido cada vez mais às práticas sustentáveis. Seja  por questões de sobrevivência no mercado, quanto por questões de consciência.

O mercado gráfico utiliza grandes quantidades de papéis, tintas e substratos, sendo responsável por gerar resíduos e efluentes. “Entendemos a importância do meio ambiente na nossa vida, ele nos dá nosso sustento e nada mais justo do que retribuirmos cuidando dele, diminuindo os impactos que a nossa atividade pode gerar”, conta Ronymarco Lemos, proprietário da Koloro Indústria Gráfica.

Os cuidados são desde a origem da matéria prima. “Demandamos o uso demasiado de papel e tintas, além de outros produtos químicos, mas precisamos ser uma empresa consciente, que busca constantemente o conhecimento e a prática, a ação e a tecnologia, mais responsáveis”, explica.

Práticas 

Há muitas ações dentro setor, incluindo a restauração de áreas danificadas. “Usamos papel produzido com madeiras certificadas. Nossas máquinas estão com manutenção em dia, trabalhamos com mais eficiência, poupando o consumo energético. E não paramos por aí, fazemos o descarte de produtos oriundos do parque gráfico e do lixo produzido pelos trabalhadores de forma correta. Copos descartáveis, papéis, sacolas e garrafas são separados do lixo comum e encaminhados para a reciclagem”, enumera Ronymarco.

O trabalho da indústria gráfica é essencial, gera recursos e fomenta a economia, mas pode causar impactos na natureza, como qualquer outra atividade humana, por isso cabe ao setor desenvolver serviços para manutenção do meio ambiente. “Apesar de usarmos recursos que evitam a degradação do ambiente, também conscientizamos nossos colaboradores a ajudar e disseminar sobre a importância de cuidar do nosso planeta com práticas sustentáveis. A responsabilidade deve ser de todos, pessoas e empresas”, finaliza.

Fonte : Ronymarco Lemos, proprietário da Koloro Indústria Gráfica. 


atualizado em 06/08/2021 - 11:26

comentários