Ex-BBB mineira declara já ter sido vítima de abuso

 

Não é de hoje que a violência contra a mulher apresenta dados alarmantes e está estampada todos os dias nos jornais. De acordo com o Datafolha, no último ano, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirmou ter sofrido algum tipo de violência. “Infelizmente, faço parte dessa estatística e sei como é sofrer calada. Mesmo sendo advogada, fui vítima de abuso psicológico e até financeiro em alguns relacionamentos”, frisa a ex-participante do Big Brother Brasil e advogada, Letícia Santiago.

 

A mulher precisa ser vista e respeitada além dos rótulos. “Desde que uma mulher nasce, já começa a ser rotulada e comigo não foi diferente. Durante toda a minha vida recebi vários rótulos, desde patricinha, mimada, caipira, mãe solteira, fútil e muitos outros. Acreditei neles por muito tempo e abaixei a cabeça por várias vezes em alguns relacionamentos por achar que eu era inferior de alguma forma. Mas, hoje, aos 35 anos e mãe de 3 filhos tenho a consciência da minha força e do meu valor. Por isso, quero ajudar outras mulheres a se valorizarem também com políticas públicas voltadas para esse público”, destaca a advogada.

A voz feminina

O contexto de vida e luta de Letícia Santiago não é diferente de outras tantas mulheres mineiras. “Venho do Vale do Jequitinhonha, no interior de Minas e me formei em Direito com o objetivo de ajudar a defender o próximo. Sou mãe, cristã e precisei voltar para o mercado de trabalho para poder cuidar e criar os meus filhos e tenho sentido na pele todas as dificuldades que uma mulher sofre para poder conciliar a casa com o trabalho”, conta.

Ela afirma que uma das maiores desigualdades no Brasil, hoje, é entre homens e mulheres. “Até 50 anos atrás a mulher não tinha nem direito ao voto. Ainda vivemos em uma sociedade em que os maiores salários são dos homens. A mulher negra tem apenas 2% dos cargos de chefia no Brasil. Hoje, somos menos de 15% de mulheres deputadas, ferindo a nova lei. Já somos maioria do eleitorado, mais de 53%, mas precisamos gritar e sair dos bastidores”, declara.

 

“Hoje, sei do meu potencial e a minha pauta é sobre a defesa da mulher. Isso precisa mudar e esse é o meu compromisso”, garante a candidata a Deputada Estadual por Minas Gerais.

 

Fonte: Letícia Santiago é candidata a Deputada Estadual pelo PDT, seu número é 12012. Formada em Direito, ela já participou de reality shows como o Big Brother Brasil e Troca de Esposas. Atua como influenciadora digital. Acompanhem as propostas pelo @le_santiago.


atualizado em 19/09/2022 - 09:37

comentários