Cora do Rio Vermelho – Foto Bianca Oliveira.

Após passar por Uberlândia, Belo Horizonte e Tiradentes, o monólogo com Raquel Penner fica em cartaz no Teatro Solar, dias 15 e 16 de abril

Após esgotar ingressos em Belo Horizonte, levar mais de 1.200 pessoas ao teatro em Uberlândia e encantar o público em Tirandentes, a atriz Raquel Penner chega em Juiz de Fora com o monólogo “Cora do Rio Vermelho”. A peça, sucesso de crítica em São Paulo e Rio de Janeiro, faz um passeio pela vida e a obra da poeta, contista e doceira Cora Coralina. Com dramaturgia de Leonardo Simões e direção de Isaac Bernat, a montagem reúne textos e poemas que falam sobre a força feminina e a alma da mulher brasileira, além de propor uma relação de cumplicidade entre atriz e plateia. O espetáculo cumpre duas apresentações no teatro Solar, nos dias 15 e 16 de abril, às 20h.

Juiz de Fora foi a cidade escolhida para encerrar a turnê da peça em solo mineiro. A montagem faz parte do projeto “Cora do Rio Vermelho Visita Minas Gerais”, selecionado na chamada do programa Petrobras Cultural Múltiplas Expressões e tem o Patrocínio Master da Petrobras. O projeto conta com o incentivo fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Com vontade de montar seu primeiro monólogo, a atriz Raquel Penner começou a anotar frases, desejos e pensamentos soltos que, frequentemente, falavam sobre a força feminina e da alma da mulher brasileira. Ao reencontrar a obra de Cora Coralina, percebeu que a poesia e os contos da escritora e doceira goiana iam justamente de encontro à sua inquietação artística, e desta forma deu-se o início do monólogo “Cora do Rio Vermelho”.

A atriz diz que esse se trata de um trabalho “forte e delicado”, assim como a escrita da poeta. “Cora Coralina foi uma mulher múltipla e libertária. Removeu pedras e abriu caminhos para outras mulheres. Há 10 anos, tive meu primeiro encontro com ela, em uma exposição no CCBB RJ. Fiquei encantada por aquela senhora do interior do Brasil que falava firme e cantado, fazia doces e escrevia poesia, celebrava a vida e a simplicidade. Quando a reencontrei, a partir de um livro do Drummond, percebi que tudo o que eu queria dizer no palco estava ali”, lembra Raquel.

Pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, Cora Coralina (1889 – 1985) é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Nascida na cidade de Goiás, ela viveu mais de quatro décadas em São Paulo. Apesar de escrever seus versos desde a adolescência, ganhava a vida como doceira, e seu primeiro livro só foi publicado em junho de 1965, quando tinha quase 76 anos de idade. Escreveu sobre os lugares onde viveu, as pessoas com as quais se relacionou e a natureza que observava.

“Quando Raquel me convidou para dirigir “Cora”, meu coração se encheu de alegria. Há anos, uma das célebres frases da poeta conduz o meu comportamento artístico e profissional: ‘Todo trabalho é digno de ser bem-feito.’ E esta mesma frase também orienta o que espero e procuro oferecer às pessoas. Como bem disse Carlos Drummond de Andrade: ‘Na estrada que é Cora Coralina passam o Brasil Velho e o atual, passam as crianças e os miseráveis de hoje. O verso é simples, mas abrange a realidade vária’”, celebra o diretor Isaac Bernat. Após todas as apresentações haverá um bate papo com a plateia com a atriz e o diretor.

A dramaturgia reúne passagens de sua vida e diversos poemas retirados dos livros “Vintém de cobre – meias confissões de Aninha”; “Meu Livro de Cordel”; “Villa Boa de Goyaz”; e “Poemas dos becos de Goiás e estórias mais”. “A partir de um recorte sensível de obras feito pela Raquel e com a toada poética de Cora, busquei nessa abordagem teatral uma geografia de sensibilidade e memórias, uma paisagem sonora que a atriz observa e traduz a partir do simbólico quarto de escrita, mesclada aos seus fazeres de doçura”, explica o autor Leonardo Simões.

Ao longo da encenação, aparecem algumas músicas populares, unindo vozes femininas de cantoras-atrizes do cenário teatral brasileiro: Aline Peixoto, Chiara Santoro, Clara Santhana, Cyda Moreno e Soraya Ravenle. Em “Cora do Rio Vermelho” (o título se refere ao rio que banha Goiás), a atriz se torna uma contadora de histórias atravessada pelo amor e pela entrega que Cora dedicou a sua tradição e a sua gente. Em todas as apresentações haverá intérprete de Libras e notas introdutórias com informações para ampliar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual.

Além disso, também nos dias 15 e 16 de abril, acontece a oficina gratuita “Frutos da Terra”, inspirada na figura do griot africano Sotigui Kouyaté, com o diretor Isaac Bernat. Voltada para atrizes, atores, artistes, professoras, professores e público em geral, que serão estimulados a olhar para suas histórias, vivências, riquezas culturais, e transformá-las em histórias. Será uma conscientização identitária através de suas memórias, num processo semelhante ao percurso criativo da obra de Cora Coralina. Essas histórias serão contadas, gravadas e transformadas em um documentário, que será exibido posteriormente no canal do projeto no youtube.

SERVIÇO

Espetáculo Cora do Rio Vermelho

Data: 15 (sábado) e 16 (domingo) de abril, às 20h

Local: Teatro Solar (Av. Presidente Itamar Franco, 2104, São Mateus)

Valor: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)

Vendas: Zine Cultural (Praça Menelick de Carvalho, 150, Centro), ou pelo link:

https://www.uniticket.com.br/eventos/produtor/cora-do-rio-vermelho/organization

Duração: 55 minutos.

Classificação Etária: 10 anos.

Oficina “Frutos da Terra”

Data: 15 e 16 de abril (sábado e domingo)

Horário: 10h às 14h

Local: Teatro da Praça CEU (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 5899, Industrial)

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc6rFQb4pg1b33MC7DQWMHk3K-YMqda4qqIwOS1yZy8gBOB-g/viewform

Gratuito

Mais informações:

Redes: Instagram (@coradoriovermelho)

Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCayoCIzVQl0-CIpQPVRYzrQ?app=desktop


atualizado em 11/04/2023 - 10:42

comentários