Produção retrata a vida da mulher brasileira, que se vê obrigada a conciliar a vida familiar, vida pessoal e o trabalho; a primeira exibição acontece no dia 24 de outubro, no MIS Cine Santa Tereza, com debate que contará com a presença da diretora Patrícia Antunes e representantes de movimentos sociais

A Fundação Municipal de Cultura e a Arte em Movimento confirmaram a data do pré-lançamento do documentário “Dia de Folga”, filmado na capital mineira com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura. O filme, que surgiu a partir da identificação de uma importante problemática na vida da mulher, que é invisível para muitos na sociedade. A primeira exibição será realizada no dia 24 de outubro, terça-feira, às 19h30, no MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG). A entrada é gratuita e os ingressos, que são limitados, deverão ser retirados 30 minutos antes da sessão.

Após a exibição, a diretora do longa, Patrícia Antunes, participará de um debate sobre a temática da produção. O encontro contará com a presença de representantes de movimentos sociais ligados à mulher.

“Dia de folga” é um documentário, filmado em super 35mm, que traz como temática central a vida das mulheres brasileiras, especificamente as mineiras. No mundo, o tempo pode ser visto como uma das questões centrais. Hoje, elas compartilham com os homens o trabalho remunerado e mantém as responsabilidades sobre as tarefas domésticas e os cuidados com os filhos. Como a mulher está conciliando a vida familiar, vida pessoal e a vida no trabalho? Onde e como essas mulheres estão vivendo o seu dia de folga? O que fazem em seu tempo livre? Como está se estabelecendo a fusão da mulher com o mundo?

O documentário “Dia de folga” abre espaço para refletir sobre a vida destas mulheres, equidade de gênero, divisão sexual do trabalho e muito mais. Num registro de um momento histórico de importantes transformações culturais na sociedade brasileira, esse filme é uma forma de colocar em reflexão essa questão.

Após o pré-lançamento, o filme entrará na disputa pela participação em festivais de cinema ligados à temática da mulher. Posteriormente, serão distribuídas gratuitamente 95 cópias em DVD para instituições e movimentos ligados à defesa dos direitos da mulher.

Ficha técnica

Título: Dia de Folga

Ano de produção: 2017

Pré-lançamento: 24 de outubro de 2017

Direção: Patrícia Antunes

Diretor de Produção: Fabian Melo Franco

Roteiro: Patrícia Antunes

Fotografia: Paula Huven

Captação de Áudio: Santiago Contepomi

Produção: Assunção Tomaz

Duração: 110 minutos

Classificação: livre

Gênero: Documentário

Serviço:

Pré-lançamento do documentário “Dia de Folga”

Data: 24 de outubro – terça-feira

Horário: 19h30

Local: MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG)

Entrada franca (os ingressos são limitados e devem ser retirados com 30 minutos de antecedência no local do evento

Classificação: livre


comentários