Confira dicas para aproveitar melhor o momento em que os filhos estão mais perto

Com todos os desafios que surgiram durante a pandemia da Covid-19, algumas situações têm sido uma fonte de esperança para diversas famílias. Com o isolamento social e as famílias convivendo mais tempo juntas, essa se tornou uma oportunidade para os pais se aproximarem mais dos filhos, entenderem seus medos e personalidades, além de ajudá-los a superar o período estressante pelo qual toda a população está passando.

Um estudo divulgado pela Fundação Canadense de Saúde do Homem (FCSH), mostrou que 60% dos homens que são pais afirmam terem se aproximado dos filhos durante o período de quarentena. No Brasil, a realidade é a mesma. De acordo com o influenciador digital e pai, Vini Murta, o isolamento social se tornou uma oportunidade para diversos pais. “O trabalho em home office, o fechamento das escolas e a redução em outras atividades, como lazer, fez com que pais e filhos fossem obrigados a conviverem mais tempo juntos. Agora, todos têm a oportunidade de se conhecerem melhor e se aproximarem para vencer o momento difícil”, acrescenta.

Por outro lado, o período de quarentena pode ser um desafio para quem possui uma relação mais difícil ou distante com os filhos. “A relação cultivada a mais tempo, junto com o estresse da pandemia, pode ocasionar ainda mais conflitos dentro de casa. Portanto, esse é o momento de aprender a evitar esses conflitos, dialogar, entender o que motiva esse tipo de situação e tentar criar uma relação familiar mais saudável e sustentável”, orienta.

Como construir uma boa relação no momento de crise?

Vini Murta é influenciador e já ouviu diversos relatos sobre a dificuldade que pais podem ter ao se aproximar do filho. “Em alguns casos, os pais gastam tanto tempo trabalhando, pensando em construir um futuro melhor para os filhos que esquecem de cuidar do relacionamento entre eles no presente. Muitas vezes, os filhos estão passando por mudanças significativas, com a chegada da adolescência, situações no ambiente de estudo, amizades, relacionamentos e outros. Quando o pai se mantém distante em momentos importantes é comum o relacionamento se tornar ainda mais difícil”, conta.

Portanto, o diálogo e a percepção do que acontece na vida de cada um é o principal caminho. “Imagine sua vida mudar radicalmente da noite para o dia devido a uma pandemia em nível global? Se já é uma situação difícil para nós, adultos, as crianças e os adolescentes ainda em processo de formação sofrem ainda mais. Por isso, esse é o momento de conversar, ouvir atentamente o que eles têm a dizer e respeitar o espaço de cada um quando necessário”, indica.

Fonte: Vini Murta, pai, palestrante e influenciador digital nas áreas de saúde masculina, paternidade e comportamento.


comentários