Atividade gratuita será realizada de 19 de setembro a 15 de outubro;  dinâmicas envolvendo ritmo, corpo e palavra,  noção de interface e jogos rítmicos serão trabalhados na oficina

 

A ‘Oficina: ‘Ritmo Corpo e Palavra’ será ministrada gratuitamente de 19 de setembro à 15 de outubro, às terças-feiras e quintas-feiras, de 14h às 17h, no Centro Cultural Venda Nova (Rua José Ferreira dos Santos, 184, Jardim dos Comerciários, Belo Horizonte/MG) por Babilak Bah, artista do ruído, poeta e arte­-educador.

Problematizar, despertar, desenvolver o potencial criativo e ampliar o pensamento crítico são os objetivos da oficina, que contempla a pesquisa, a promoção do potencial de criação da voz poética, do canto e de reflexões em torno da literatura produzida por autores e autoras negras. A atividade traz a chance de o público conhecer também, textos importantes da literatura brasileira, produzidos tanto pelo cânone, como pela poesia da diáspora negra.

De acordo com Babilak Bah, que coordena as atividades no Centro Cultural Venda Nova, a oficina é uma oportunidade para o fomento à criatividade. “Trata-se de um espaço de experimentação de linguagem que se propõe a realizar um atravessamento de sentidos utilizando de três fenômenos: o campo da palavra, as tecnologias corporais e a potência dos ritmos”, diz.

Segundo Babilak Bah, a oficina destina-se a estudantes das artes, jovens artistas e pessoas que querem ampliar o seu potencial criativo. “A oficina destina-se a pessoas que estejam abertas a desenvolver, experimentar, descobrir, vivenciar o seu poder criativo em grupo rumo a criação individual/coletiva. A proposta abre as fronteiras à novos sentidos e problematiza questões identitárias. Também tenciona o campo da linguagem numa fronteira entre o social e o político”, salienta.

Além disso, ele lembra que a oficina tem como foco também, trazer o debate através de textos de nomes conhecidos da literatura negra. “Vamos também discutir textos que apresentam a situação da população negra em seus territórios de vivência e conflitos na sociedade brasileira com textos que vão de Carolina Maria de Jesus ao Racionais Mc e outros nomes de destaque”, completa.

Pontos da oficina

Na oficina serão abordados outros vários aspectos conforme também menciona Babilak Bah. “Trabalharemos dinâmicas envolvendo ritmo, corpo e palavra, noção de interface, jogos rítmicos: o ritmo como objeto de linguagem, utilização do corpo como parte da obra, jogos textuais: a palavra enquanto elemento de expressão crítica, a palavra enquanto potência para a criação artística. Além disso, a construção de materiais textuais e corporais; elaboração de manifestações artísticas envolvendo a palavra, ritmo e corpo. O compartilhamento – redes de interação, viabilização de intercâmbio entre artistas, críticos, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral e reflexões sobre as múltiplas possibilidades do alargamento das referências envolvendo palavra, som e corpo”, conclui Babilak Bah.

A ‘Oficina: Ritmo, Corpo e Palavra’ é realizada com os recursos da Lei Municipal de incentivo à Cultura, através do edital Descentra 2018, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH).

 

Babilak Bah

Babilak Bah é paraibano e há décadas reside em Belo Horizonte/MG. É um artista do ruído, poeta e arte-educador. Além disso, é autor dos álbuns Enxadário: Orquestra de Enxadas (2006) e Biografia de Homens Inquietos (2011), tendo lançado também o DVD Afroprogressivo. Publicou os livros de poemas Voomiragem (2003) e Corpoletrado (2009). É diretor musical do grupo Trem Tan Tan. Atualmente está na produção do livro: Uma clínica de instantes inusitados e está com a exposição: Enxadigma, que trabalha com a enxada, signos de linguagens, e denúncia social.

 

Serviço

‘Oficina: Ritmo, Corpo e Palavra’ – #oficinaritmocorpoepalavra

Local: Centro Cultural Venda Nova – Rua: José Ferreira dos Santos, jardim dos Comerciários, 184 Data: De 19 de setembro a 15 de outubro

Horário: às terças-feiras e quintas-feiras de 14h às 17h

Entrada: gratuita

Contato para inscrição: (31) 3277-5533 – (31) 99913-9650

Pelo e-mail: babilakbah@gmail.com


comentários