Público pode conferir o lançamento da coletânea de ensaios no dia 9/07

Academia Mineira de Letras é palco para o lançamento do livro “Materialidades do texto: estudos sobre cultura gráfica e literatura”, uma coletânea de doze ensaios que apresenta doze formas de se pensar literatura em seu encontro com aquilo que a torna possível: o texto e suas materialidades. O título será lançado no dia 9 de julho, às 10h, na sede da AML.

Na ocasião, haverá uma mesa sobre o livro com os organizadores Ana Utsch e Thiago Landi e alguns dos ensaístas: Breno Fonseca, Filipe Menezes, Júlia Carolina Arantes, Samara Coutinho e Tamiris Lalesca. Alguns dos casos estudados presentes no volume se debruçam sobre as obras de Leila Danziger, Luca Argel, Italo Calvino, Primo Levi, Raymond Carver, Fernando Pessoa, Cervantes, Flaubert, entre outros.

Materialidades do texto ganhou forma a partir de uma reflexão coletiva – fundada na consciência da mobilidade e da instabilidade dos textos literários – realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG. O livro faz parte da coleção Pensar Edição, publicada pela parceria entre as editoras Moinhos e Contafios. Este é o sexto volume dessa coleção, dirigida por Ana Elisa Ribeiro e pelos editores Nathan Magalhães e Pablo Guimarães desde 2017.

Os doze ensaios reunidos se desenvolveram ao longo de dois percursos, duas formas de diálogo entre edição e literatura que refletem a estrutura da obra, composta por duas partes.

A primeira – designada “Espaços do livro” – privilegiou a identificação dos discursos sobre o livro, a edição e seus gêneros no interior da própria narrativa literária ou artística, exaltando os poderes do impresso na palavra e na imagem.

Em seguida, um conjunto de estudos atentos à instabilidade das formas de circulação dos textos se constituiu sob a noção que dá nome à segunda parte: “Estados do texto”. Aqui, os ensaios se debruçam sobre as “políticas da literatura”, a multiplicidade de formas que fazem circular o texto literário, as relações entre o texto autógrafo e os processos editoriais e, finalmente, sobre as realidades históricas e editoriais que deram lugar à criação literária.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Materialidades do texto: estudos sobre cultura gráfica e literatura

Data: 9 de julho, das 10h às 13h

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466, bairro de Lourdes)


comentários