Mobilização reuniu cerca de 500 pessoas em um pedido de diálogo pela realização de eventos no local

Profissionais que integram o setor de eventos na capital promoveram ontem (23), um “Abraço” no Mineirão. A iniciativa tem o objetivo de demonstrar a importância deste espaço multiuso para a cultura, a economia e o turismo mineiro, a partir de uma mobilização espontânea, que reuniu centenas de pessoas, entre representantes da cadeia produtiva do segmento e o público que frequenta o local.

O encontro dá continuidade ao movimento online iniciado na semana passada, com a divulgação de uma carta aberta dos profissionais do setor sobre a Ação Civil Pública, em que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pede a proibição da realização de eventos no estádio do Mineirão. No documento, os participantes enaltecem a importância do espaço para a promoção da cultura e do turismo em Minas Gerais; reafirmam que os moradores merecem ser acolhidos; que é justa e cabível a reclamação, se assim o poder público, com seus instrumentos legais de fiscalização, controle e concessão de licenças, verificar; e que estão abertos ao diálogo.

Bell Magalhães, da A Macaco Indústria Criativa, responsável pelo Festival Sarará, participou da mobilização e falou sobre a importância do espaço. “O Mineirão sempre foi um espaço democrático e palco de grandes eventos, para além do futebol, antes mesmo de sua reforma. Aqui, as pessoas se sentem à vontade para ser o que são e como são, sem julgamentos. E é isso que buscamos com esse abraço simbólico, demonstrar a importância deste espaço para a vida de milhares de pessoas e para a cultura do nosso estado – que é uma das importantes bases da sociedade. Queremos diálogo, acolhimento e tornar o nosso Gigante ainda mais forte”, afirma.

Já Otacílio Mesquita, da OTM Produções, comentou as possíveis consequências do fechamento do Mineirão para a realização eventos. “Caso essa decisão de proibir os eventos no Mineirão seja acatada teremos um significativo retrocesso para aquilo que lutamos por anos para conquistar. Hoje, as principais turnês internacionais e artistas escolhem passar por Belo Horizonte – antes ficavam apenas em Rio e São Paulo -, pois encontram no Mineirão o palco grandioso que precisam e merecem. Os impactos desta decisão seriam sem precedentes, não só para a economia e à cadeia produtiva, que emprega milhares de pessoas na capital, como para a nossa cultura e o nosso turismo”, defende.

Outro que se juntou ao “abraço” foi Cristiano Carneiro, da Nenety Eventos. Durante o ato, ele destacou o engajamento de diferentes profissionais do setor e também dos frequentadores do espaço com a causa. “O que aconteceu hoje no Mineirão é algo histórico! Ver os diferentes profissionais que fazem os eventos acontecerem e a comunidade que usufrui desse espaço multiuso, literalmente, de mãos dadas por essa causa é emocionante. É nisso que acreditamos! Na união de forças e no  diálogo para construir experiências marcantes e positivas para a nossa querida capital. Esse ato é um pedido de escuta. Sempre estivemos à disposição dos órgãos competentes e da comunidade para buscar as melhores soluções na realização dos nossos eventos. Sempre seguimos à risca as normas do setor e se podemos fazer mais para mitigar qualquer transtorno nós vamos fazer, porque o nosso negócio é levar entretenimento de qualidade de forma responsável a todas as pessoas”, disse.


atualizado em 24/10/2022 - 18:33

comentários